VII CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

BRASÍLIA



Caro congressista, bem vindo a Brasília, ao CBPOT!

Aqui oferecemos algumas informações sobre as distâncias, o sistema de transporte urbano, hospedagem e localização.

O UniCEUB, local da sede do congresso, está situado na “asa norte”, como pode ser visto neste mapa:



Não há bairros em Brasília, o que facilita o visitante de uma cidade convencional. Há ainda a Asa Sul, um espelho da Asa Norte, e Brasília ainda se completa com o “corpo do avião”, onde se encontram os edifícios administrativos e os palácios.
Caso você queira saber mais sobre Brasília e sua construção, entre neste link.



Vídeo sobre Brasília hoje


Início de Brasília


Como se localizar (apenas em português)



Sobre Brasília

Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e é a sede do governo do Distrito Federal. É classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, por ser uma cidade planejada, com um patrimônio arquitetônico exuberante. No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 2.562.963 de habitantes, sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa. Localiza-se na região central do Brasil, a uma altitude de 1 000 a 1 200 metros acima do nível do mar, no chamado Planalto Central, cujo relevo é plano com leves ondulações. Sua vegetação característica é o cerrado, e há áreas arborizadas com grandes espaços verdes de gramados e flores.

O clima é tropical de altitude, com verão úmido e chuvoso (de dezembro a fevereiro) e inverno seco e relativamente frio (de maio a julho). Em julho, mês do congresso (CBPOT), o clima característico é seco e frio. No entanto, as temperaturas não são muito baixas nem muito altas, mas costumam variar entre a faixa máxima de 13°C a 24°C e a faixa mínima de 8°C a 18°C. Vale ressaltar que a sensação térmica durante o dia não é de muito frio, porém, à noite, esfria bastante, sem muito vento. As variações ocorrem pela secura na região. Beber líquidos com frequência e usar hidratante para a pele pode amenizar os efeitos do clima seco. Ter sempre um agasalho à mão, principalmente à noite, é importante para seu conforto, pois, em Brasília, o clima varia, dependendo do período do dia.

O costume da população no quesito vestimenta é bem eclético, porém, como não estamos em uma região de praias, a população veste-se de maneira mais formal, em comparação com as cidades brasileiras litorâneas. Para visitação em órgãos públicos, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, não é permitida a entrada de pessoas que estejam vestindo bermudas e chinelos. Portanto, coloque, na mala, as roupas que façam você se sentir bem, mas que possibilitem a visitação a estes lugares. Mais informações sobre clima e tempo de Brasília, consulte: www.climatempo.com.br


COMO CHEGAR A BRASILIA – TRANSPORTES E MAPAS

Brasília, por estar localizada no centro do Brasil, serve como ligação terrestre e aérea do país. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é um dos mais movimentados do Brasil, recebendo mais de 10 milhões de passageiros por ano, para 44 destinos distintos. Oito rodovias radiais fazem a ligação da capital federal a outras regiões do Brasil. Assim, estando no Brasil, você pode chegar a Brasília por avião, ônibus e carro particular.

Brasília tem ônibus que se deslocam nas principais avenidas, e micro-ônibus nas ruas secundárias.
O metrô só tem linha da Rodoviária (centro da cidade) para a Asa Sul e para fora do centro da cidade (outras regiões administrativas, como: Águas Claras, Guará, Taguatinga, Ceilândia, Samambaia).
O serviço de táxi é oferecido em pontos específicos, como hotéis, shoppings e superquadras.
É preferível ter, em mão, um número de radiotáxi, para chamar quando necessário, pois poucos táxis circulam pela cidade.

Para a locomoção saindo do UniCEUB sugerimos o radiotáxi Asa Norte: (61) 3340 4040 ou Maranata: (61) 3347 3900


Quando for consultar o mapa de Brasília, você encontrará letras e números nos endereços residenciais e comerciais e de órgãos federais e distritais. Em outras cidades, o comum é ter nomes de pessoas nas placas de ruas e números; em Brasília, os endereços são organizados por sequência numérica e siglas. O centro da cidade é denominado Plano Piloto, com duas asas, a Sul e a Norte, por exemplo: SQS 201 significa Superquadra Sul 201(área residencial); SHS significa Setor Hoteleiro Sul; SHN significa Setor Hoteleiro Norte.

O Congresso será realizado na Asa Norte (Plano Piloto), portanto procure ficar nos setores hoteleiros Sul e Norte quando fizer sua reserva, pois vai facilitar seu deslocamento para qualquer setor da cidade. Outras Regiões Administrativas de Brasília, como, Taguatinga, Ceilândia, Guará, são distantes de 20 a 40 km do local do Congresso, por isso evite escolher hotéis nessas regiões.
Para consultar um bom mapa de Brasília, facilitando assim o seu deslocamento, acesse o mapa


INFORMAÇÕES CULTURAIS E CÍVICAS

Brasília é famosa por ter sido idealizada por Juscelino Kubitschek com um ousado projeto que implicava grandes desafios na sua execução, por isso tornou-se um marco na história do urbanismo e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. O projeto urbanístico da capital, conhecido como Plano Piloto, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adaptou-o ao projeto do lago Paranoá.

Com seus espaços e monumentos arquitetônicos, a Praça dos Três Poderes, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Palácio do Planalto compõem um complexo de plasticidade estética arquitetônica incomparável. Muitas construções da capital federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. A história de Brasília merece ser conhecida, e, para isso, você pode acessar os sites sugeridos ou visitar o Memorial JK e outros museus no Eixo Monumental.

Para conhecer a cidade por meio do city tour, você pode pegar um ônibus no Brasília Shopping que faz o sighseeing. O roteiro é um só e, no percurso, são feitas três paradas de dez minutos cada uma. Os pontos de partida são dois: Torre de TV e Brasília Shopping. Os horários de saída são: (a) segunda a sexta, os ônibus partem às 10h30, 14h30 e 17 horas; (b) nos fins de semana, funcionam às 10h30, 13h e 15h30.
O valor do ingresso para o passeio é de 25 reais para adultos e de 15 reais para crianças de até 12 anos e idosos. O transporte também oferece audioguia em português, espanhol e inglês, além de um espaço especial para cadeirantes. Vale ressaltar que o turismo só acontecerá se houver o mínimo de cinco pagantes, portanto, é bom reservar o horário por telefone: (61) 9338-9692.  

Para visitar o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marco do Centro Cultural, que funciona de quarta a segunda, conforme os horários disponibilizados no site.
Para maiores informações telefone: (61) 3108-7600

A cidade tem uma gastronomia representativa de vários estados brasileiros com suas tradições e cultura, além de restaurantes especializados em culinária francesa, alemã, italiana, árabe e oriental. No período de julho de 2016 você pode consultar as atrações culturais e as datas festivas pelos sites abaixo:
http://www.soubrasilia.com/brasilia/cafes-brasilia/
http://www.museuvirtualbrasilia.org.br/PT/

Além dessas opções, sugerimos acessar também o Brasília Convention & Visitors Bureau, uma fundação que visa divulgar Brasília como destino turístico. O site possui três guias: Turismo (atrações e roteiros), Eventos (informações ao público) e Serviços (artesanato, transporte, entre outros) além de mapas, telefones úteis, fotos, vídeos e informações sobre as peculiaridades da cidade e de seu clima. A versão em inglês está disponível.

No Guia Quatro Rodas você encontra informações sobre atrações turísticas, como circular, restaurantes, diversão e arte. O site apresenta, ainda, a previsão do tempo e a distância de Brasília até outras cidades.

O site feriadão.com fornece informações turísticas em geral. Sobre Brasília, você deve digitar o nome da cidade no campo "Pesquisa Completa", que fica no lado direito do rodapé do site, em que você se informa sobre a história de Brasília, passeios, hospedagem, clima, fotos e características de turismo e esportes.


SUGESTÕES PARA SAÍDAS NOTURNAS

Brasília oferece muitos locais para diversão noturna, como bares, restaurantes, cinemas, teatro, shows. Na seção Divirta-se do CorreioWeb você encontra informações sobre cinemas, teatros, exposições, festas, restaurantes, bares e cafés, com dicas dos frequentadores e cotações dos críticos. Além disso, você fica sabendo tudo o que acontece na cidade, com informações sobre preços, horários e locais. 

O Veja Brasília - O Melhor da Cidade 2014/2015 é o mais completo guia gastronômico da capital federal. Nele, você conhece os melhores bares e restaurantes. Confira as novas casas, os melhores por categoria e as variadas opções de gastronomia em Brasília.


SUGESTÕES PARA SAÍDAS DIURNAS

Brasília tem um céu azul e um pôr do sol que nenhuma outra cidade tem.
Principalmente no período de seca, quanto mais seco, mais vermelho e laranja é o crepúsculo lindíssimo.

Além de grandes espaços livres e verdes, com amplo horizonte, sair andando, olhando a cidade e a paisagem é muito interessante.
Vale a pena passear pelo Parque da Cidade “Sarah Kubitschek”, pertinho do setor de hotéis Sul e Norte, é o maior parque urbano de Brasília e do mundo, com 420 hectares, sendo maior que até o próprio Central Park em New York que possui somente 320 hectares.
Seu horário de funcionamento é diário, das 05:00 às 00:00, com entrada gratuita.
Contato pelo telefone (61) 3329 0400.

Também há ótimos restaurantes, lanchonetes e bares próximos ao UniCEUB, na Asa Norte, o local do Congresso.
Durante o Congresso, qualquer sugestão ou orientação que precisar poderemos fornecer-lhe.
Como sugestão, para aproveitar a tarde na companhia dos amigos, temos:
(a) o Café Daniel Briand, que fica no SCLN 104, bloco A, loja 26;
(b) a Casa do Biscoito Mineiro que fica SCLN 210, bloco D, loja 36/48;
(c) o Marietas sanduiches leves que fica na SCLN 110, bloco A, loja 10; e
(d) o Fran’s Café que fica na SCLN 209.

Para o almoço temos as opções:
(a) Restaurante Manara, principalmente a comida árabe e libanesa, fica na SCLRN 707/706, bloco E, loja 60 (em frente ao UniCEUB);
(b) Restaurante Careca, comida chinesa, fica na SCLN 407, bloco B, loja 1;
(c) Restaurante Xique Xique, principalmente a comida nordestina, fica SCLRN 708, bloco E, loja 39/45;
(d) Restaurante Asa Gaúcha, comida brasileira, gril, que fica SCLRN 709, bloco E, loja 56; e
(e) Restaurante Green’s, comida saudável, que fica no SCLN 302, bloco B.